O chimichurri sem pimenta consiste de uma mistura de várias ervas e especiarias (cebola, alho, salsa, pimentão, orégano, cebolinha, mostarda, tomate, manjericão, louro e noz moscada) que combinadas com azeite, vinagre e sal é usada tanto para temperar carnes em marinadas, quanto para acompanha-las na forma de um molho, que é servido junto com a carne assada. O Chimichurri sem pimenta pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta. Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), deixar a carne não mais de duas horas. Senão, o gosto do molho se sobrepõe ao gosto da carne.
Muito tradicional na Argentina e Uruguai, é usado principalmente no preparo de carnes vermelhas. Ele dá sabor e cheiro inconfundível, deixando seu churrasco ainda mais saboroso. Se você deseja surpreender na hora de fazer aquele churrasco entre familiares e amigos, o chimichurri é indispensável. Ele deixa a carne com sabor ainda mais especial.
O chimichurri é rico em antioxidantes, gorduras boas, como as monoinsaturadas, e ainda cálcio, vitaminas A, E, K, B2, fibras e ferro. Assim, ele é saudável e um ótimo ingrediente pra incluir nas refeições do dia a dia alem de ser um termogênico, ou seja, faz o corpo queimar calorias bem rapido. Outra vantagem do chimichurri é ser um aliado pra evitar inflamações. O que é bom também pra proteção do fígado.
Experimente adicionar no molho de macarrão e como toque final em sanduíches, hamburgueres, ovos mexidos, patês e pastas de queijo. Na pizza, espalhe levemente por cima ou coloque embaixo do recheio antes de ir ao forno. Também pode ser utilizado para temperar carnes, refogados de legumes e vegetais, cuscuz, moquecas, feijão, saladas, patês, molhos e em recheios de pastéis ou como preferir.